Tecnologia de Ponta

Painéis

Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis, ou módulos, são rígidos, vedados e formados por conjuntos de células solares.

As células solares são feitas dos mesmos tipos de materiais semicondutores usados na indústria de microeletrônica. Em sua maioria o silício é o material mais usado.

Para formar um campo elétrico um fino wafer semicondutor é especialmente tratado. Quando a energia da luz atinge a célula solar, os elétrons dos átomos do material semicondutor são excitados em um fenômeno conhecido como efeito fotoelétrico. Se condutores elétricos estão ligados aos lados positivos e negativos, formando um circuito elétrico, os elétrons podem ser capturados na forma de uma corrente elétrica - isto é, de eletricidade. A eletricidade pode então ser utilizada para alimentar uma carga, tal como um eletrodoméstico,uma ferramenta, ou uma luz.

Inversores



Os inversores são equipamentos eletrônicos que transformam a corrente contínua produzida nos painéis fotovoltaicos, em corrente alternada.

Os inversores transformam a corrente alternada em 60Hz e produzem uma onda senoidal pura ou modificada.

Além disso, os inversores "Grid-Tie" detectam a queda de fornecimento da rede e desligam automaticamente. Isso acontece, pois, caso houvesse uma manutenção na rede da concessionária, o operador poderia ser eletrocutado com a energia produzida pelo sistema fotovoltaico.

Sistema de Monitoramento Remoto

O sistema de monitoramento remoto também permite monitorar on-line a energia gerada pelos painéis e obter informações sobre o consumo e sobre a economia feita. É possível assistir ao sistema em ação e se informar de como a energia limpa produzida beneficia o meio ambiente.

Tenha acesso a essas informações a qualquer hora, em qualquer lugar.

Demais Componentes



Caixas de junção
A caixa de junção ou caixa de passagem é destinada a unir vários cabos em um único local com o objetivo de facilitar a manutenção e instalação do sistema.

Baterias
Um banco de baterias armazena a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos. As características ideais de uma bateria para uso solar são alta capacidade e descarga em ciclo profundo. As baterias que atendem esses requisitos são chamadas baterias estacionárias e são, em sua maioria, feitas de chumbo-ácido. Já as baterias usadas em carros caracterizam-se por uma alta descarga que dura alguns segundos e um período longo de carregamento.

O banco de baterias é constituído de baterias de 2, 6 ou 12 volts conectadas em série para produzir cadeias de 12, 24 ou 48 volts. Essas cadeias são conectadas em paralelo para formar o banco de baterias.

A decisão de selecionar um banco de 12, 24 ou 48 volts é determinada pela tensão de entrada do inversor, o tipo de bateria selecionada e a quantidade de energia armazenada requerida.

Controladores de carga
Um controlador de carga, regulador de carga ou regulador de bateria é responsável por limitar a taxa em que um banco de baterias é carregado ou descarregado. O controlador impede a sobretensão e o sobrecarregamento do banco de baterias o que acarretaria em diminuição do desempenho das baterias e da vida útil.

Conectores
Os conectores solares apresentam um mecanismo simples de encaixe interno macho-fêmea para maior segurança. Além disso, devem ser resistentes às intempéries e selados com proteção IP-67.




Rua Fernandes Tourinho, 602 - Térreo - Funcionários Belo Horizonte - MG - 30.112-000
55 (31) 3116-3707 - contato@optpower.com | Mapa do site

© OptPower Energy Solutions - Todos os direitos reservados     by Agência Penta