O sistema "Grid-Tie" é um sistema fotovoltaico que permite interligar os painéis solares com a rede da concessionária local de energia.
Entenda o funcionamento
1. Os painéis fotovoltaicos captam a energia solar e a transformam em corrente elétrica contínua (DC).
2. A corrente é enviada aos inversores que transformam a corrente contínua em corrente alternada (AC), a mesma fornecida pelas concessionárias.
3. Os inversores enviam a corrente alternada para o painel central elétrico que alimenta os equipamentos elétricos da instalação.
4. O excedente de energia produzido é devolvido à rede elétrica local.
5. A inserção de energia na rede causa a regressão do relógio medidor o que implica na redução do consumo e consequentemente do valor da conta de luz.
Observações importantes a respeito do sistema "Grid-Tie"
. Caso o sistema não consiga suprir a demanda, a energia elétrica vem da rede local, como por exemplo, à noite quando não há produção de energia pelos painéis.
. O saldo de energia, ou seja, a diferença entre o que é produzido e o que é consumido, deve ser aproximadamente nulo. O consumo é o principal parâmetro para o dimensionamento do tamanho do sistema solar.
. Quando o fornecimento de energia é interrompido, o sistema desliga-se automaticamente. Isso acontece, pois caso haja uma manutenção na rede da concessionária, o operador responsável não será afetado devido à inserção de energia na rede pelo sistema fotovoltaico.
Benefícios do sistema "Grid-Tie"
. O excedente de energia mensal poderá ser usado para compensar, parcialmente ou totalmente as contas de energia elétrica futuras da unidade geradora.
. A legislação brasileira prevê que o excedente de energia poderá ser usado para compensar as faturas de outras unidades previamente cadastradas para esse fim, atendidas pela mesma distribuidora, cujo titular seja o mesmo da unidade com o sistema de compensação de energia.